Mangueira hidráulica para que serve
As mangueiras foram desenvolvidas para substituir tubulações, apresentando vantagens como flexibilidade, absorvem vibrações, possibilita articulações, resistem a corrosão, facilitam a montagem, e estão disponíveis em uma grande variedade de bitolas e comprimentos, para diversas aplicações
Construção da mangueira hidráulica básica
A construção da mangueira hidráulica básica envolve três camadas. Estas camadas ajudam a manter um fluxo consistente e confiável de líquido ao mesmo tempo protegem o conjunto total de quebrar, como resultado de desgaste ou abrasão.
Tubo interno: o tubo interno é projetado para ser compatível com o líquido que transporta, permitindo a elasticidade de fluxo livre e resistente à pressão. Este tubo é muitas vezes feito a partir de PDFE (Teflon), termoplástico, ou borrachas sintéticas.
Camada de reforço: Esta camada envolve o tubo interno e é composta de uma espiral ou de malha metálica. Este conjunto se apóia o tubo, protegendo contra os rasgos.
Camada externa: Esta camada é feita de materiais rígidos e é projetada para proteger o interior da mangueira.
Tipos de construção de mangueiras hidráulicas
Devido à variedade de aplicações de mangueiras hidráulicas e da gama de produtos químicos e as pressões que serão submetidas, há também um número de construções.
Reforçadas: este tipo de mangueira assemelha a construção de três camadas básicas, mas com amortecedores extras na camada de reforço, na maioria das vezes em forma de trança têxtil, arame trançado, ou material do fio espiral ao redor do tubo interno.
Enrolada: mangueiras enroladas são mangueiras semi-rígidas projetadas para a expansão e fáceis de guardar. Como a mangueira é enrolada, pode esticar de tal maneira que não coloca pressão desnecessária sobre os materiais de mangueira.
Ondulado: outro método de aumentar a expansão e flexibilidade em uma mangueira é a introdução de corrugação. O processo de corrugação manifesta-se como tópicos pequenos ou dobras no material da mangueira, um pouco como uma sanfona, que permitem que a mangueira se expanda e comprima sem danificar a carcaça.
Articulados: mangueiras articulados são mangueiras construídas em seções, com eixos rígidos conectados por articulações flexíveis. A articulação permite que as mangueiras façam curvas ou gire em torno de outros componentes.
Multi-elemento: mangueiras que envolvem vários elementos listados acima são chamadas de mangueiras multi-elemento.
Compatibilidade: Líquidos
Existem três tipos principais de líquido que vão passar por uma mangueira hidráulica. Estes incluem:
• Petróleo
• Óleo sintético
• Líquido com alto teor de água
Mangueiras hidráulicas são mais capazes de transportar o petróleo e líquidos com alto conteúdo de água, mas óleos sintéticos exigem materiais de mangueira dedicados. Classificações de compatibilidade são geralmente disponíveis a partir do fabricante ou da literatura de recursos.
Compatibilidade: Temperatura
Mangueiras hidráulicas estão expostas a duas temperaturas preocupantes: a temperatura do líquido interno e temperatura de trabalho externo. Como resultado, as mangueiras são classificadas para o desempenho tanto em termos de temperaturas, com uma classificação de funcionamento máximo e mínimo da temperatura. Superior a estas classificações podem resultar em reduzida vida útil ou até mesmo falha, por isso é pertinente usar uma mangueira que está devidamente classificada para a temperatura do líquido e a temperatura ambiente.
Compatibilidade: Pressão
Mangueiras hidráulicas são projetadas para suportar uma pressão mínima e máxima tanto internamente como externamente. Qualquer uma destas classificações pode restringir severamente o desempenho da mangueira. Classificações de pressão ou recomendações para um tipo específico de mangueira são geralmente disponíveis a partir do fabricante.
|